Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias em Destaque > Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) – Incorporação na Bia C Sv (FSJ)
Início do conteúdo da página
Notícias em Destaque

Aniversário da Bia C Sv/FSJ - 31 JAN 22

Foi comemorado 25 anos da criação e denominação histórica da Bateria de Comando e Serviços da Fortaleza de São João (Bia C Sv/FSJ), “Bateria Estácio de Sá”.

  • Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 07h21
  • Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 07h26
imagem sem descrição.

Está localizada no Morro Cara de Cão, no lado ocidental da barra da Baía da Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

É uma Organização Militar (OM) operacional que apoia o Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João. Guarnece o local de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fato este, ocorrido em 1º de março de 1565, pelo Cap Mór português ESTÁCIO DE SÁ.

A Bia C Sv/FSJ provê a segurança do aquartelamento, os transportes e auxilia na manutenção do Sítio Histórico da Fortaleza de São João, bem como na preservação do meio ambiente. Apoia também com seu pessoal o Setor de Aprovisionamento, os Serviços Gerais e as Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) ao CCFEx/FSJ, em especial, a EsEFEx, a CDE e o IPCFEx.

A Bateria Estácio de Sá recebeu sua denominação histórica por meio da Portaria Ministerial n° 220, de 24 de abril de 1998, a contar de 31 de janeiro de 1997, data de sua criação. Seu estandarte tem “forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro” e campo de azul-ultramar, cor da Arma de Artilharia. Em abismo, um escudo peninsular português, xadrezado de azul e prata, peça contida no brasão de armas da família Sá, na lembrança do Capitão Estácio de Sá. Dessa forma, a Bateria é a herdeira das tradições do 2º Grupo de Artilharia de Costa e Fortaleza de São João.

Mantenham vivas as tradições da Artilharia de Costa e os feitos de Estácio de Sá, que reverberam até os dias de hoje, na rotina castrense de cada soldado integrante desta Organização Militar!

Créditos: Comunicação Social CCFEX

 

Fim do conteúdo da página