Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A Escola de Educação Física do Exército participou da 50ª NAE
Início do conteúdo da página
Notícias em Destaque

Dia Internacional dos Museus

Hoje, 18 de maio de 2020, celebra-se o _*Dia Internacional dos Museus*_. A data comemorativa foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), visando despertar a consciência pública sobre a importância do papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

  • Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 13h54
  • Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 13h56
imagem sem descrição.

O Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João é responsável pelo funcionamento de 2 (dois) Espaços Culturais:

 

“Nossa Fortaleza é ícone da paisagem urbana, cultural e arquitetônica da entrada da Baía de Guanabara.”

 

1. O Espaço Cultural "Museu do Sítio Histórico da Fortaleza de São João"

O Sítio Histórico foi o local da fundação da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 01 de março de 1565, por Estácio de Sá. Em 24 de junho de 1618, a Fortaleza de São João foi concluída com a inauguração do Portão Histórico, sendo formada por 3 redutos e um forte: (Reduto São Martinho (1567), Reduto São Teodósio (1572), Reduto São Diogo
(1618) e o Forte São José (1578/1863).

O Espaço Cultural tem como tema: “Retratar a história do Brasil, reviver o Memorial da Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e resgatar a participação da Fortaleza de São João na Estratégia Portuguesa de Defesa da Baía da Guanabara.” O tema ainda explora a história e seus principais personagens, desde as grandes navegações, a fundação da cidade do Rio de Janeiro e a participação ao longo da linha do tempo, bem como o emprego da fortificação ao longo da história na defesa e no desenvolvimento da cidade. É também abordado o desenvolvimento da arquitetura militar das fortificações e de seu armamento, ligados aos episódios mais relevantes.

Outra vertente do Espaço Cultural é a preservação do meio ambiente, pois o SHFSJ ocupa o morro Cara de Cão, que é área de preservação ambiental e faz parte do “Monumento Natural” dos morros do Pão de Açúcar, da Urca e Cara de Cão, tombados como Patrimônio da Humanidade, na categoria Paisagem, em 2011 pela UNESCO.

 

2. O Espaço Cultural "Museu do Desporto do Exército"

É destinado a reverenciar e homenagear a memória daqueles que contribuíram para elevar o nome do Exército, no cenário desportivo nacional e internacional. Foi idealizado pelo o General Jayr Jordão de Ramos, considerado por estudiosos do assunto, o maior vulto da História da Educação Física Brasileira, e seu principal propagador junto à comunidade internacional, através de seus trabalhos, de seu idealismo e de sua grandeza humana.

Temporariamente, nossos Espaços Culturais “museus” estão fechados à visitação pública, devido ao combate a COVID 19. Mas você pode aproveitar este momento para pesquisar sobre eles e programar uma visita futura com sua família.

Acesse o sítio eletrônico do CCFEx/FSJ e conheça nossas atividades culturais: www.ccfex.eb.mil.br/sitio-historico

 

 

Fim do conteúdo da página