Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias em Destaque > CCFEx sedia reunião de coordenação do esporte militar
Início do conteúdo da página
Notícias em Destaque

CCFEx realiza palestra sobre o Monumento Natural (MoNa) dos Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar da Urca

 

No dia 01 de novembro, aconteceu no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), uma palestra sobre o Monumento Natural (MoNa) dos Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar (MoNa) da Urca, ministrada pelo Senhor Marcelo Barros de Andrade, Biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestor do “MoNa”.

  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h10
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 15h50
imagem sem descrição.

Pela manhã, no Auditório Newton de Andrade Cavalcante (AGNAC), da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), o General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos ALLÃOChefe do CCFEx, deu as boas-vindas ao Sr Marcelo, Gestor do MoNa, e em seguida, ocorreu uma palestra sobre Unidades de Conservação dos Morros Pão de Açúcar e da Urca para todo efetivo de Oficiais, Subtenentes e Sargentos do Centro.

Dentre as atividades desenvolvidas no MoNa Pão de Açúcar, foi destacado o Projeto Pão de Açúcar Verde, que, mediante ações regulares de voluntariado, realiza mutirões de plantio de espécies nativas, de limpeza e de manutenção de trilhas. Os mutirões acontecem no primeiro domingo de cada mês.

Mais Informações Em: https://www.monapaodeacucar.com/

Ao longo dos seus 401 anos de existência, a Fortaleza de São João (FSJ) e suas Organizações Militares, sempre se mantiveram preocupadas em preservar suas áreas verdes, seja em seus perímetros, bem como no seu interior. O CCFEx mantém, em seu ecossistema, um cenário composto pelo bioma Mata Atlântica, com uma flora representada por árvores nativas da região como palmeiras, ipês, dentre outras, além de contar com variadas espécies de aves, anfíbios e répteis característicos daquele bioma.

Neste sentido, as ações realizadas, tais como palestras, atualização do Plano de Gestão Ambiental (PGA), com estabelecimento de diretrizes; e capacitação de Recursos Humanos, bem ilustram as boas práticas ao promover-se a Educação Ambiental no efetivo de todo o CCFEX e suas Unidades, fazendo com que seus integrantes cooperem de forma consciente, com a prevenção, preservação e até mesmo a recuperação do meio ambiente.

Preserva-se, assim, não só toda sua área verde, como mantém em equilíbrio o ecossistema, onde se pode dividir, com a paisagem de beleza natural, a boa qualidade de vida, saúde e segurança de trabalho, corroborando com a satisfação profissional.

Ao término da instrução, o Cel Alexandre, Subchefe do CCFEx, cumprimentou e agradeceu ao Sr Marcelo, Gestor do MoNa Pão de Açúcar, pela excelência da apresentação ministrada para o CCFEx. Auxiliou também na palestra ministrada o Senhor Ricardo Castelo Branco, integrante do conselho daquele MoNa.

 

O EXÉRCITO E O MEIO AMBIENTE

O terreno sempre foi considerado um dos fatores preponderantes da decisão no planejamento das operações militares. Os exercícios e as manobras realizadas para o adestramento da tropa procuram simular a guerra, o mais próxima possível de uma situação real. Para tanto, os campos de instrução são preservados para oferecer o cenário adequado para cada situação que o combatente poderá defrontar-se no campo de batalha. Hoje, esses campos de instrução formam verdadeiras ilhas de coberturas vegetais preservadas nas áreas mais antropizadas das diversas regiões do país.

Cooperando com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, o Exército tem feito acordos e convênios com o IBAMA, com polícias especializados e diversos outros órgãos, para o fornecimento de apoio logístico nas atividades de fiscalização ambiental.

É comum as organizações militares, em conjunto com as comunidades que as acolhem, fazerem trabalhos de limpeza, recuperação de áreas verdes e plantio de árvores.

Fonte: CCFEx / CCOMSEx;

 

Fotos: SD Barros da Seç Com Soc do CCFEx

Fim do conteúdo da página