Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias em Destaque > 12 de Maio - Dia das Mães
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

Despedida do Coronel Cerqueira-Lima e do Coronel Luciano Vieira

No dia 1º de março, o Centro de Capacitação Física do Exército agradeceu e se despediu de dois militares importantes, pelo valor agregado ao longo dos anos, à Força Terrestre e ao CCFEx.  

  • Publicado: Quarta, 06 de Março de 2019, 15h42
  • Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 10h47
imagem sem descrição.

Depois de 30 anos de serviço, o Coronel de Cavalaria João Gustavo Ribeiro de Cerqueira-Lima Neto se despediu da caserna, do convívio da Comissão de Desporto do Exército (CDE) e da Força Terrestre. Sua trajetória começou em 19 de fevereiro de 1990, ao ser incorporado às fileiras do Exército e matriculado no Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Sua carreira desportiva militar teve início no 2º ano da AMAN, ao ser convocado para equipe de pólo aquático da Academia. Após a AMAN, foi designado para o 1º Regimento de Carros de Combate, no Rio de Janeiro, como Instrutor do Curso de Formação de Cabos do Regimento, e posteriormente, encarregado do Departamento de Educação Física da Unidade.

Em 17 de fevereiro de 1995, foi convocado pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) pela primeira vez, participando do 26º Campeonato Brasileiro de Natação das Forças Armadas, sagrando-se campeão por equipe. Em dezembro de 1995, foi designado para o Curso de Instrutor da Educação Física da EsEFEx. Após o curso, em 1996, foi nomeado para o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Brasília. Em 1999, assumiu como instrutor da Escola de Saúde do Exército, novamente no Rio de Janeiro, e participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno do CISM.

Em dezembro de 1999, foi promovido a Capitão. Em 2001, começou a cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Após a conclusão do curso, foi classificado no 5º Regimento de Carros de Combate, em Rio Negro (PR).

Em 2005, retorna a EsAO, mas agora como instrutor. Concluiu, em 2006, o Curso em Ciências Aplicadas ao Esporte para Técnicos na Catalunha, Espanha. No mesmo ano, foi promovido a major.

Em 2009, foi transferido para a Comissão de Desportos do Exército. Participou dos 5º Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional do Desporto Militar, realizado em 2011, quando o Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas. No mesmo ano, o DECEx autorizou a convocação do Coronel Cerqueira-Lima para compor o Comitê Organizador Rio 2016. Ao fim da missão, apresentou-se pronto na CDE para assumir a função de Vice Presidente. Nesse ínterim, foi promovido a Tenente Coronel.

Em 2017 e em 2018, foi o Chefe da 3ª Seção (Planejamento) da CDE, sendo promovido ao posto de coronel no dia 25 de dezembro de 2017, onde permaneceu até o seu último dia de serviço ativo.

Em 30 anos de carreira militar, o Coronel Cerqueira-Lima foi condecorado no Brasil e no exterior com as seguintes medalhas: Medalha do Pacificador; Medalha Militar de Prata; Medalha da Vitória; Medalha Marechal Osório – O Legendário; Medalha Mérito Desportivo Militar; Medalha Star of Sport Merit CISM e Medalha CISM Order of Merit.

A despedida do Coronel Luciano Vieira também foi marcada por muitos agradecimentos pelo seu desempenho profissional ao longo dos anos de serviço ativo no Exército. O militar incorporou às fileiras da Força Terrestre em 1990, ao ser incluído no estado efetivo da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em 1991, foi matriculado na AMAN, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1994.

Sua primeira Unidade como oficial de carreira foi o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba (PR), onde comandou o PELOPES durante 02 (dois) anos e foi selecionado para realizar o Curso de Instrutor de Educação Física, no ano de 1997.

Após a conclusão do Curso, foi transferido para o 30º BIMtz, em Apucarana (PR), onde desempenhou a função de Oficial de Treinamento Físico Militar, concomitantemente com a função de Comandante de SU, nos anos de 1998 e 1999, e Chefe da 2ª Seção, nos anos de 2000 e 2001.

Em janeiro de 2002, foi matriculado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. No mesmo ano, foi transferido para o 56º BI, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde desempenhou a função de Cmt SU e Chefe da 3ª Seção, e teve a oportunidade de realizar o Curso Básico Paraquedista. Ao receber suas asas de prata, foi classificado no 27º BIPqdt, onde foi Cmt de SU e Chefe da 1ª Seção, nos anos de 2006 e 2007, respectivamente. Nesta Unidade Operacional, foi agraciado com a Medalha Corpo de Tropa.

Em dezembro de 2007, foi nomeado instrutor do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil. Neste Centro, foi o Oficial de Treinamento Físico Militar e Chefe da Divisão Administrativa. Como reconhecimento da sua capacidade física, foi agraciado com a Medalha General Osório - O Legendário, no ano de 2009, e com a Medalha do Mérito Aeroterrestre, em 2011.

Em 2012, foi transferido para o Centro Tecnológico do Exército, exercendo a função da Chefia de Gabinete 1 daquele Centro por 02 (dois) anos. Em 2014, foi transferido para a Escola de Educação Física do Exército, onde foi Chefe da Divisão de Ensino, Chefe da Divisão de Pesquisa e Extensão nos anos de 2014 e 2015, respectivamente.

Em 2016, passou à disposição do CCFEx, para compor a equipe Comunicação Social durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao término dessa missão, foi nomeado Subdiretor do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, onde permaneceu na função durante os anos de 2017 e 2018. Como reconhecimento a sua dedicação ao Desporto Militar, foi agraciado com a Medalha Mérito Desportivo Militar no ano de 2018.

Em mais de 30 anos de serviço ativo, o Cel Luciano Vieira foi ainda condecorado com as seguintes medalhas: Medalha Militar de Bronze, Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha Garra e Coragem, Medalha da Vitória, Medalha Sangue de Heróis, Medalha Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, Medalha Ordem do Mérito Batalhão de Suez, Medalha Soldado da Paz, Medalha Paladinos da Liberdade, Medalha Comemorativa do Sexagenário de Criação da Polícia do Exército do Brasil, Medalha Marechal Zenóbio da Costa e Medalha Missão de Paz – Btl Suez.

O Chefe do CCFEx, General Allão, fez o uso da palavra: “Nesse momento de formalidades, que marca a passagem para a reserva remunerada desses dois coronéis, em nome dos integrantes do Centro, externo nossos agradecimentos pelo convívio fraterno, pelos assessoramentos precisos e pelo senso de cumprimento de missão que contribuíram em muito, para que o CCFEx continuasse trilhando o caminho da excelência. Por fim, a família verde-oliva deseja que vocês prossigam fazendo tudo com a alegria de sempre, com saúde e felicidades, junto aos seus entes familiares”, concluiu o General.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página