Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias em Destaque > Passagem de Comando da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx) – 11 JAN 22
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

Atletas militares do Exército participam do 1º Camping Militar Paralímpico

“A flecha do Desporto Paralímpico foi lançada na direção certa, na direção da reinclusão dos militares, por meio do Desporto”. Com essa mensagem, teve início do dia 2 a 8 de dezembro, o 1º Camping Militar Paralímpico. Durante sete dias, atletas militares das Forças Armadas, e das Polícias Militares dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo participaram do evento, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Vila Guarani, um bairro localizado no distrito de Jabaquara, em São Paulo.

  • Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 09h02
  • Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 11h15
imagem sem descrição.

Idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o 1º Camping Militar Paralímpico teve como objetivo promover palestras sobre a História do CPB, a Classificação do Esporte Paralímpico, o Projeto João do Pulo e o Programa Militar Paralímpico, além de realizar atividades em nove (09) modalidades paralímpicas. Foram elas: Atletismo, Halterofilismo, Tiro Esportivo, Rugby, Esgrima com Cadeira de Rodas, Taekwondo, Natação, Tênis de mesa e Tiro com Arco.

Ao todo, 32 militares participaram do evento, sendo a equipe do Exército formada pelos seguintes participantes: Coronel Glycério (CDE), TC Luciano (CCFEx), TC Keese (Cmdo CMA), Ten Simone (Cmdo 4ª RM), Ten Tércia (CMBH CPOR/BH), Ten Juan (2º BPE), Sgt Claudemir (1ºGAC AP), Sgt Esdras (28º BIL), Sgt Eugenio (28º BIL), Sgt Fonseca (5º RCC), Cb Viana (27º BIPqdt) e Cb Ziraldo (10º BI).

Para a Tenente Tércia, o projeto do CPB é inovador. “No Camping, os atletas paralímpicos tem a oportunidade de conhecer de perto novas modalidades e descobrir possíveis talentos, e o primordial, serem indicados à entidades, onde possam praticar as modalidades com as quais mais se identificaram”, destaca a Tenente.

Em 2019, estão previstas mais três edições do projeto. O ponto alto do I Camping Militar Paralímpico se deu com a participação do Comandante da Força Terrestre, General de Exército Villas Boas, por meio de um vídeo gravado, no qual a autoridade ressalta a importância de se trabalhar a autoestima dos militares, e principalmente, a dos atletas paralímpicos. O General Villas Boas também se mostrou à disposição para incentivar e reforçar atividades e campanhas desse cunho. Como um atleta, o Comandante do Exército passa por um momento de superação, tornando-se uma referência para todos, por continuar cumprindo as suas missões com excelência, garra e perseverança.

registrado em:
Fim do conteúdo da página