Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IPCFEX REALIZA APOIO TÉCNICO AO CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

IPCFEX REALIZA APOIO TÉCNICO AO CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA

  • Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 16h05
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 12h03

Manaus-AM - No período de 15 a 18 de abril, a Seção de Apoio à Operacionalidade do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) prestou assessoramento técnico ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), a fim de coletar dados para estudar as peculiaridades e consequências do Curso de Operações na Selva nos militares do sexo masculino e também do sexo feminino. Atualmente, encontram-se em realização os Cursos de Operações na Selva Categoria "B" e Categoria "C"/2024 e neles possuem militares oficiais e praças de ambos os sexos entre os candidatos.

O CIGS é um estabelecimento de ensino de excelência do Exército Brasileiro, reconhecido internacionalmente que especializa militares em operações na selva. As atividades desenvolvidas fortalecem a defesa de nossas fronteiras e a presença do Estado brasileiro nos rincões mais isolados da Amazônia Ocidental e Oriental, contribuindo para o incremento da operacionalidade das Forças Armadas.

A equipe multidisciplinar do IPCFEx tem a finalidade de acompanhar os militares, em especial as do segmento feminino, realizando coletas de dados para parâmetros de medição de desempenho físico, avaliações nutricionais, químicas e biológicas. Todas essas coletas tem a finalidade de avaliar, sistematicamente, o desempenho geral dos alunos e evitar prejuízos irreversíveis para a saúde, principalmente das mulheres que por hora, estão entre as primeiras candidatas.

 

Pesquisa Sequencial

No ano de 2023, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar para realizar o acompanhamento de duas alunas matriculadas no 1° turno do Curso de Operações na Selva (COS) - Catg "C", a fim de coletar dados para estudar as peculiaridades e consequências do curso nas militares do sexo feminino. Tal GT foi extremamente importante para gerar dados e informações que servirão de comparação junto as que foram coletadas em 2024.

O Curso de Operações na Selva é dividido em 3 fases: vida na selva, técnicas especiais e operações, e tem a duração de 12 semanas. O acompanhamento será sistemático, com foco nas militares do sexo feminino, no período de 1° ABR a 14 JUN 24, com o objetivo de monitorar o estado de saúde durante todas as fases do curso.

IPCFEX: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página