Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO RECEBE, PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA CENTENÁRIA HISTÓRIA, UMA ALUNA OFICIAL FORMADA NA AMAN
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO RECEBE, PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA CENTENÁRIA HISTÓRIA, UMA ALUNA OFICIAL FORMADA NA AMAN

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 11h03
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 12h00

Em 2024, um dos cursos realizados na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) começou com novidades. Pela primeira vez na história, o Curso de Instrutor de Educação Física terá uma oficial formada na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) como aluna. A Escola, que tem como lema ser o berço do ensino metódico e racional da Educação Física no Brasil, tem entre seus 38 alunos a 1º Tenente Milena Canestaro. A inserção completa do segmento feminino nas Forças Armadas é uma realidade e devida a importância da capacitação física, chegou a vez de ter uma mulher oficial com tal especialização.

O Curso de Instrutor (CI) é responsável por especializar oficiais em educação física e desportos. Desde 1921, a EsEFEx forma novos oficiais instrutores que disseminam conhecimentos em todos os rincões do Brasil sobre a capacitação física. Militares especializados que, após a finalização do curso, voltam para o corpo de tropa com a incumbência de direcionar as organizações militares na manutenção ou melhoria do desempenho físico.

 

Para ingressar no CI, os alunos necessitam de uma preparação física adequada. Alguns testes requerem técnicas específicas de execução, como o salto em altura e lançamento de granadas. Para chegar a essa condição, a 1º Ten Milena, assim como os demais alunos, passaram por rigorosos testes físicos e de saúde para ter a matrícula validada. A rotina de estudos é intensa, com provas teóricas e práticas quase semanais, aprendizados e desenvolvimento de esportes variados. Anatomia, fisiologia, saúde e qualidade de vida, a história da educação física e várias outras, são matérias que os alunos têm em sua carga horária.

A inclusão de mulheres nas atividades da Capacitação Física do Exército se faz presente em diversos setores. Além das áreas de saúde, administração e manutenção, em 2016, a 2º Sargento Jessica realizou o Curso de Monitor de Educação. Agora é a vez da primeira oficial do Exército formada na AMAN em 2021. Já com uma história ligada ao esporte, a Ten Milena competia na modalidade de pentatlo moderno. "No ano de 2013, no Colégio Militar de Curitiba, tive a influência dos amigos da equipe e do treinador do pentatlo. A partir daquele momento, despertei para a área de desporto e na AMAN fui da equipe de esgrima”, destacou Milena.

  

Expectativas

O curso encerrará em janeiro de 2025 e até lá, os alunos deverão ter grande dedicação para supera os desafios do ano de formação. A responsabilidade em ser a primeira oficial do Exército no CI é grande, uma vez que o crescimento do segmento feminino no Exército gera uma maior demanda da capacitação física e do bem-estar das mulheres na caserna. Uma oficial instrutora formada pela EsEFEx terá vasto conhecimento e ampla capacidade de entender e saber lidar com as diferenças físicas e fisiológicas de cada indivíduo.

 

A EsEFEx, escola fundada em 1922, está apta para receber o segmento feminino em seus diversos cursos que são realizados no Centro de Capacitação Física do Exército. A 1º Tenente Milena Canestaro comprova que com empenho e preparação é possível integrar o corpo de alunos dos cursos de educadores físicos e levar o conhecimento adquirido para todo o Brasil, em especial para o segmento feminino.

    

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página