Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias em Destaque > Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) – Formatura do Curso de Monitores 2018
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

CORPO DE BOMBEIRO REALIZA PROVA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO NA FORTALEZA SÃO JOÃO

  • Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 11h24
  • Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 11h35

Urca (RJ) – Entre os dias 19 e 21 de março, o 1º Grupamento Marítimo (1º GMar) do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMRJ) realizou uma prova de Biathlon na praia de Fora, localizada na Fortaleza São João. A finalidade da prova é desenvolver o condicionamento físico dos Bombeiros Militares. O Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e o CBMRJ são instituições que prezam pelo desempenho físico da tropa e possuem uma parceria de apoio mútuo em algumas atividades.

A capacitação física do guarda-vidas é crucial para o desempenho de suas funções de salvamentos e para responder eficazmente às emergências aquáticas. Além de nadar habilmente, um melhor condicionamento auxilia na resistência para realizar salvamentos extenuantes, facilita a manutenção da calma em situações de perigo no mar e, principalmente, garante a segurança do guarda-vidas socorrista e do indivíduo que necessita de ajuda.

Como forma de aproximar o treinamento da realidade, o 1º GMar executou nas instalações do CCFEx uma prova de Biathlon. O efetivo que executou a prova foi de 60 militares, eles foram divididos em grupamentos de 20 militares por dia. A prova consiste em uma corrida de 320 metros na areia e, em seguida, 200 metros de natação em mar aberto na Praia de Fora. A atividade foi controlada por uma equipe de apoio do 1º GMar.

A parceria entre o Centro de Capacitação Física do Exército e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é uma cooperação interinstitucional em prol das melhores condições de capacitação física da tropa. A utilização das instalações da Fortaleza São João pelo 1º GMar demonstra uma sinergia estratégica, onde recursos e conhecimentos são compartilhados para benefício mútuo e, ainda mais importante, para o bem-estar e segurança da população.

registrado em:
Fim do conteúdo da página