Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Orientistas do Exército participam de competição no Paraná
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

A IMPORTÂNCIA DA EQUITAÇÃO PARA O EXÉRCITO É TEMA DA AULA INAUGURAL NA EsEqEx

  • Publicado: Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 07h17
  • Última atualização em Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 07h24

Rio de Janeiro (RJ) – A importância da equitação para o Exército e a história da Escola de Equitação foram os temas da aula inaugural do Curso de Instrutor de Equitação 2024 na Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), realizada na manhã desta sexta-feira, dia 23 de fevereiro. A palestra foi proferida pelo General de Exército Fernando José Sant´ana Soares, Chefe do Estado Maior do Exército. O Gen Soares é oriundo da arma de cavalaria e possuidor do curso de instrutor de equitação da EsEqEx.

 

 

Estiveram presentes o General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército; General de Brigada Marcello Yoshida, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; o General de Brigada Marco Aurélio Baldassarri, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste; o General de Brigada Veterano Marcio Bessa Campos; e demais comandantes de organizações militares da guarnição da Vila Militar.

 

Após abordar sobre a história da EsEqEx, o General Soares destacou que os alunos da escola de equitação devem se esmerar e se dedicar ainda mais, pois eles primeiramente são e serão militares, depois são praticantes da atividade de equitação. “Eles têm que ser melhores que os melhores, e trabalhar muito mais do que os outros, para que a atividade como militar não comprometa seu desempenho na equitação”, afirmou.

 

 

Após a Aula Inaugural, os alunos fizeram a Prova de Habilitação Técnica (PHT), onde puderam comprovar sua capacidade técnica em dois percursos de salto: um com estribo e outro sem.

 

 

O Curso de Instrutor de Equitação iniciou no dia 29 de janeiro. É uma pós-graduação reconhecida pelo MEC e tem duração de 10 meses. Tem como objetivo habilitar oficiais para ocupar cargos e exercer a função de Instrutor de Equitação e encarregado de atividades hípicas, planejar, assessorar e supervisionar as ações pertinentes ao preparo e emprego de equinos em ações militares, incluindo o cerimonial militar e outros.

No meio do ano, terá início o Curso de Monitor de Equitação, destinado a sargentos e subtenentes e com duração de seis meses.

Ao todo, foram recebidos nesse ano, 18 alunos Oficias, sendo uma major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); três capitães, sendo um do Exército, um da PMERJ e um da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS); e 13 tenentes, sendo um da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), um da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e uma da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), além de um oficial de Nação Amiga do Paraguai.

registrado em:
Fim do conteúdo da página