Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MILITARES DO EXÉRCITO DISPUTAM VAGAS OLÍMPICAS NA EQUITAÇÃO
Início do conteúdo da página
Artigos publicados

MILITARES DO EXÉRCITO DISPUTAM VAGAS OLÍMPICAS NA EQUITAÇÃO

  • Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 10h58
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 11h24

 

Rio de Janeiro-RJ - Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, ocorrerá em Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro, o Concurso Completo de Equitação (CCE) Internacional 2024. O evento será organizado pela Escola de Equitação do Exército (EsEqEx) e contará com a participação de três militares do Exército Brasileiro que estão na disputa por vagas olímpicas na modalidade CCE. De acordo com o desempenho dos militares nas provas, um feito histórico poderá ocorrer, e militares oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) podem integrar a comitiva brasileira de atletas nas 33ª Olimpíadas em Paris 2024.

A disputa está acirrada para a montagem do time que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos, porém o Coronel Fabrício Caldas Albuquerque, o Major Vinícius Albano Almeida Leal e o Capitão Pedro Henrique de Resende Nunes possuem condições de conquistar uma ou até mesmo três vagas na equipe nacional. Os militares são detentores de títulos e participações em campeonatos nacionais, sul-americanos e pan-americanos e estão entre os 30 melhores atletas no ranking da América do Sul e da América Central. Todos os participantes do concurso têm reais chances de obter êxito, e por isso é importantíssima uma ótima classificação no evento para a conquista de uma das vagas.

 

A participação de militares na modalidade de equitação nas Olimpíadas já ocorreu em outras oportunidades, sendo a última nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 com o então Tenente-Coronel Jeferson Sgnaolin. A atual possibilidade é inédita por ser mais de um militar com condições de atingir o índice e representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

Treinamento

O conjunto cavalo e cavaleiro está presente no Exército Brasileiro desde a sua origem e desenvolve diversos atributos como coragem, operacionalidade e agilidade, que são fatores preponderantes para o sucesso no combate. A arma de cavalaria possui centros hípicos que possibilitam os treinamentos de equitação e a criação dos cavalos. Dessa forma, os três militares conseguem condições ideais para treinamento em um esporte tão tradicional.

Grande parte do treinamento foi realizado nas instalações da Escola de Equitação do Exército em Deodoro, no mesmo local que ocorrerá a competição. Com toda a preparação dos atletas e da organização da competição concluída, fica a torcida pelo sucesso dos militares no evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página